Por que funciona: A matemática por trás do marketing de afiliados

Rabiscos de matemática. Equações e gráficos escolares de álgebra e geometria, fórmulas científicas de física desenhadas à mão. Esboço de educação vetorial

As pessoas podem fazer com que o marketing de afiliados pareça ciência de foguetes, o que é uma das razões pelas quais muitos aspirantes a profissionais de marketing de afiliados nem sequer tentam. Eles pensam, erroneamente, que é apenas para quem tem conhecimento de marketing na Internet. Isso é lamentável, pois o marketing de afiliados realmente não é tão difícil.

Mesmo com um conhecimento básico de como funciona, você pode colocar um site de afiliado em funcionamento em 24 horas.

Se você deseja se tornar um profissional de marketing de afiliados, ou se já é e quer saber por que outras pessoas estão tendo sucesso e você não, este post é para você.

O marketing de afiliados bem-sucedido requer paciência

Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer uma coisa: o marketing de afiliados NÃO é dinheiro fácil.

Você não terá sucesso nisso da noite para o dia. É uma estratégia de ganhar dinheiro para quem é paciente e determinado. E se você realmente quiser fazer isso direito, precisará aprender um pouco de matemática.

Os números são seus melhores amigos. Os números informam se você está se aproximando ou se afastando de sua meta. No marketing de afiliados, os números o manterão no caminho do fluxo de renda estável.

Mas antes de ensinarmos a matemática que ajudará a criar e multiplicar seus lucros, você precisará conhecer as diferentes condições de pagamento oferecidas pelos programas de afiliados.

Os 3 tipos de condições de pagamento

Qualquer que seja a condição de pagamento que você tenha com um comerciante, você ainda pode ganhar muito dinheiro. O segredo é otimizar seu site para produzir os resultados de que você precisa. Aqui estão os três termos que você encontrará ao se registrar em programas de afiliados:

Pagamento por venda: Você recebe uma porcentagem do preço de venda do produto após cada compra bem-sucedida.

Pagamento por clique: Você é pago de acordo com o número de visitantes que redireciona do seu site afiliado para o site do comerciante, independentemente de eles comprarem ou não.

Pagamento por lead: Você é pago por cada formulário de contato que um visitante preenche, transformando-os em leads para os comerciantes usarem em seu marketing.

Conheça as métricas

Em seguida, é uma boa ideia entender as diferentes métricas:

  • Taxa de comissão - Os comerciantes têm uma taxa de comissão específica para seus produtos. Os produtos eletrônicos geralmente têm a taxa de comissão mais alta, enquanto os produtos físicos tendem a ter a mais baixa. Elas podem variar de um dígito a mais de 50% do preço do produto.
  • Taxa de cliques (CTR) - O número total de cliques que seus links ou anúncios de afiliados recebem dividido pelo número de vezes que foram exibidos (chamado de impressões).
  • Ganhos por 100 cliques (EPC) - Os programas de afiliados podem compartilhar seu EPC para que os profissionais de marketing de afiliados tenham algo para analisar. Embora não deva ser usado como o único critério para avaliar o potencial de ganho de um programa, ainda assim é bom saber.
  • Valor médio do pedido (AOV) - Um tíquete médio é a soma total dos pedidos feitos em um programa de afiliados em um período de tempo. Esse número é dividido pelo número de pedidos para obter o valor médio do pedido.
  • Taxa de reversão (RR) - A taxa de reversão é a porcentagem de transações que são revertidas pelo comerciante em um determinado período. Isso nem sempre é fornecido, mas algumas redes (como a ShareASale) o mostram antes do registro.
  • Taxa de conversão (CR) - Para muitos profissionais de marketing de afiliados, essa é a métrica mais interessante a ser monitorada. Pode ser uma CR de clique para lead ou de clique para venda, dependendo do programa de afiliados. A taxa de conversão é calculada com base no número de visitas ao site e no número de compras bem-sucedidas, que são chamadas de conversões.

Agora vamos à matemática!

Cenário de exemplo para calcular os ganhos

Vamos supor que seu site de afiliados receba cerca de 200.000 visualizações de página por mês e que o comerciante pague uma comissão de 12% sobre todas as vendas. Para nossos cálculos, também assumiremos os seguintes valores para cada métrica:

CTR = 1%

EPC = $50

AOV = $125

CR = 5%

RR = 10%

Usando os valores acima, podemos agora obter o tráfego, as vendas e os ganhos usando as seguintes fórmulas:

Tráfego:

200.000 * 1% (CTR) = 2.000

Vendas:

2.000 * 5% (CR) = 100

Ganhos:

100 * $125 (AOV) * 12% (comissão) - 10% (RR) = $1.350

E para obter seu EPC projetado pessoal, use a seguinte fórmula:

EPC:

$1.350 (ganhos) / 2.000 (tráfego) * 100 = $67,50

Observação: as fórmulas acima diferem de programa de afiliados para programa de afiliados. É recomendável que você faça sua pesquisa antes para que possa produzir uma estimativa clara de seus ganhos.

Como os comerciantes ganham

Se o marketing de afiliados é lucrativo para os editores, ele é ainda mais lucrativo para os comerciantes. Veja a fórmula abaixo:

Receita - Custo - Pagamento do afiliado = Lucro

A receita é a renda bruta, ou o valor da "linha superior", da qual os custos precisam ser subtraídos.

Os custos são tudo o que o comerciante gasta para produzir e comercializar o produto.

O pagamento de afiliados é a comissão que eles pagam aos editores. Como são os editores, como você, que fazem a promoção da empresa, eles não precisam pagar pelo marketing. É por isso que, em vez disso, eles pagam comissões.

Aqui está um exemplo rápido para mostrar quanto os comerciantes ganham com cada venda que você faz para eles:

Receita = $315

Custo = $90

Pagamento de afiliados = $37.8 (12%)

Usando os valores acima, obtemos:

$315 (receita) - $90 (custo) - $37,8 (pagamento de afiliados) = $187,2

As empresas gastam milhões de dólares em marketing e publicidade todos os anos. O marketing de afiliados oferece a elas a oportunidade de economizar em seus custos de marketing e, ao mesmo tempo, proporcionar ao público a oportunidade de ganhar dinheiro. É uma situação em que todos ganham.

E é isso!

Agora você conhece a matemática e pode calcular seus ganhos projetados. Seu sucesso no marketing de afiliados dependerá muito de sua capacidade de definir e atingir suas metas de lucro.

O ponto essencial é este: o marketing de afiliados funciona de fato. Ele transformou muitos profissionais de marketing da Internet comuns em milionários. Você também pode fazer com que ele funcione para você, se não se importar em se aprofundar na matemática e dedicar algum esforço concentrado.

Divulgação de links de afiliados

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